PODA DE CANABIS EM CASA: O ESSENCIAL PARA TERES UMA COLHEITA SAUDAVEL
by Eunice Veloso on Sep 25, 2025
Se plantaste uma ou mais plantas de canábis em casa — sempre dentro do limite legal para consumo próprio e sem fins comerciais — tens que fazer a poda.
A poda favorece o crescimento equilibrado da planta e garante uma floração mais vigorosa, simplesmente porque melhora a absorção da luz.
Ao podar qualquer planta, incluindo a canábis, estamos a direcionar a energia para áreas que captam melhor a luz.
As folhas são muito importantes. Uma folha velha e fraca continua a consumir energia que poderia ser usada noutras partes da planta. Por outro lado, folhas jovens que ficam tapadas por outras maiores não recebem luz suficiente, acabam por secar, amarelar e cair.
É preciso podar, mas não se pode fazê-lo de qualquer maneira: não convém retirar todas as folhas, já que funcionam como reserva de nutrientes para a planta quando necessário.
Portanto, podar a tua canábis caseira é essencial, mas é igualmente importante saber como e quando fazê-lo para garantires uma boa colheita.
#1. Porquê Podar A(s) Tua(s) Canábis Doméstica(s)?
Conhecimento é poder. Quanto mais souberes sobre os benefícios da poda, mais fácil será cuidares das tuas plantas de forma a obteres o máximo rendimento possível. E quando falamos em rendimento, referimo-nos exclusivamente ao potencial vegetal — já que, sendo cultivo caseiro, não podes comercializar a produção (de acordo com os regulamentos em vigor).
A poda consiste em remover, de forma estratégica, ramos ou folhas da planta. Este processo estimula um crescimento mais vigoroso e saudável, trazendo várias vantagens para o cultivo caseiro:
- Estimula um crescimento mais compacto e arbustivo (sobretudo na fase vegetativa).
- Melhora a luz e o fluxo de ar, favorecendo o desenvolvimento das flores.
- Direciona energia para os botões florais, em vez de dispersá-la por folhas desnecessárias.
Estes são os benefícios específicos da poda da tua canábis:
-
Maior produção e potência
Ao eliminar partes pouco produtivas, a planta concentra energia e nutrientes nas flores, tornando-as maiores, mais densas e potentes. -
Melhor exposição à luz
Folhas e ramos inferiores costumam ficar sombreados. Com a poda, a luz atinge melhor as zonas onde os botões florais se desenvolvem. -
Melhor circulação de ar
Menos folhagem significa mais ventilação entre os ramos, o que reduz riscos de bolor, míldio e pragas. -
Plantas mais saudáveis
A energia é direcionada para o crescimento mais robusto, fortalecendo a planta e aumentando a sua resistência a doenças. -
Experiência de fumo mais suave
Ao remover folhas pequenas e resinosas (sugar leaves), consegues flores mais limpas, que resultam numa combustão menos áspera. -
Crescimento controlado
Podes moldar a forma e o tamanho da planta — especialmente útil em espaços pequenos ou discretos.
#2. Qual É A Altura Certa Para Podar?
O momento ideal para podar a canábis é durante a fase vegetativa. Nesta etapa, é comum transplantar as plantas para vasos maiores, de modo a permitir que as raízes tenham mais espaço para se expandir.
A fase vegetativa ocorre entre a germinação e o início da floração. Após a germinação das sementes, os primeiros galhos começam a surgir — é a “infância” da planta. Nas 2 a 3 semanas seguintes, a canábis entra num crescimento acelerado, produzindo folhas de forma intensa.
É aí que se inicia a fase vegetativa propriamente dita, que pode durar entre 3 e 16 semanas, aproximadamente.
=> Quando podar?
- Fase vegetativa: é a altura principal para a poda.
- A planta deve ter cerca de 30 cm (1 pé) de altura e vários conjuntos de folhas.
- Início da floração: também é possível nesta fase, mas deve ser uma poda leve, para retirar folhas grandes que bloqueiem a luz em pontos de floração, ou removendo folhas amareladas e em declínio.
=> Quando NÃO podar?
- Floração intermédia a tardia: deve evitar podas intensas após o início da floração. Nesse ponto, a planta concentra energia na produção das flores. Cortes excessivos podem causar stress, atrasar o ciclo ou reduzir o tamanho dos botões.

#3. Como Proceder Com a Poda da Sua Canábis?
Antes de podar, certifica-te de teres o material necessário:
- Tesoura de poda afiada, para garantir cortes limpos sem ferir a planta. Deve ser esterilizada antes do uso, para prevenir a transmissão de organismos patogénicos.
-
Selador de poda ou, em alternativa, cera de vela derretida, para aplicar na superfície de corte e evitar a entrada de pragas ou doenças.
O objetivo da poda é formar uma copa equilibrada, que permita que toda a planta receba luz suficiente para crescer de forma saudável.
O procedimento baseia-se em alguns princípios:
- Identifica os ramos que têm mais probabilidade de prosperar e elimina os que já não contribuem para o desenvolvimento da planta.
- Nunca podes a parte superior para expor os ramos inferiores — o topo é sempre a zona mais produtiva. O ideal é remover o excesso de ramos inferiores, favorecendo a produção da parte superior.
- Evita cortar os três últimos nós da planta.
- Elimina todas as áreas onde for evidente que a luz não penetra e o crescimento não ocorrerá.
- Quanto mais limpa de folhas e brotos desnecessários ficar a planta, melhor será o aproveitamento da energia para os ramos e folhas produtivas.
Para que possas visualizar na prática, vê este vídeo que demonstra como realizar uma poda eficaz (clicar no link debaixo da imagem para assistir ao video):

Vídeo com a execução da poda de um planta envasada (em Inglês): https://www.youtube.com/watch?v=VNoL7Jxkys4
REFERÊNCIAS:
Escrito com a ajuda da IA
https://www.royalqueenseeds.pt/content/43-a-fase-de-crescimento-vegetativo
https://www.advancednutrients.com/articles/how-to-prune-cannabis-plants/
https://www.growbarato.net/blog/en/when-and-how-to-prune-marijuana-plants/
Vídeo com execução de poda (em Inglês): https://www.youtube.com/watch?v=VNoL7Jxkys4
ARTIGOS RELACIONADOS:
https://www.hempathiclight.com/blogs/news/cortes-de-canhamo-ou-como-clonar-uma-planta-de-canhamo-canabis
AVISO: Este artigo tem caráter unicamente informativo e não deve ser interpretado como aconselhamento médico. Qualquer decisão relacionada ao uso de canábis medicinal deve ser tomada exclusivamente sob orientação do seu médico assistente.